domingo, 15 de março de 2020

Adolescente com sintomas que se associam ao do coronavírus, está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde do Brejo da Madre de Deus



Após passar temporada em São Paulo, ele deu entrada na UPA Mestre Camarão na manhã deste domingo

Deu entrada na UPA Mestre Camarão em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, um adolescente de 14 anos com sintomas que podem indicar que o mesmo tenha sido infectado pelo Covid-19, o novo coronavírus.

De acordo com informações repassadas com exclusividade a nossa reportagem, o adolescente passou uma temporada de três meses em São Paulo e chegou em Brejo na sexta-feira passada, dia 13 de março. Por volta das 10h da manhã deste domingo (15), o jovem deu entrada na UPA Mestre Camarão se sentindo cansado, com tosse e sua mãe alegou que ele também estava febril.

Em contato com a Secretaria de Saúde do Brejo da Madre de Deus, o assessor Frailan Mota informou que este caso está sendo tratado com todos os cuidados necessários, com o protocolo sendo seguido à risca pela Secretaria.

“Nós temos o caso de um rapaz de 14 anos que passou uma temporada de três meses em São Paulo. Ele chegou em Brejo na sexta-feira, veio de Toyota (Bandeirante), e entrou na manhã de hoje na UPA com sintomas de cansaço e tosse. Segundo a mãe, ele teve febre, porém, na UPA ele não apresentou febre. O médico avaliou o quadro clínico dele e entrou em contato com a Central de Regulação, e a Central disse que agora não seria necessário a transferência do paciente e que o mantivéssemos sob observação”, explicou o assessor que garantiu que as medidas necessárias estão sendo tomadas neste caso.

“Não podemos afirmar nem descartar, então o paciente está em um quarto isolado e estamos tomando todos os cuidados necessários. Já comunicamos a Secretaria de Saúde do Estado e fomos informados de que, caso haja uma evolução do quadro, entrássemos em contato novamente com a Regulação na manhã desta segunda-feira, para ver quais as medidas serão tomadas”, concluiu Frailan Mota.

Importante!

Este é um momento em que todo o mundo está em atenção devido a pandemia do novo coronavírus. Além de todos os cuidados necessários de prevenção, como por exemplo cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar, lavar as mãos e evitar contatos com pessoas doentes, é necessário não espalhar boatos para que informações falsas não circulem pela internet e venham a prejudicar ainda mais a vida das pessoas.


Mais cuidados 

Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Fonte: Estação Notícias

Nenhum comentário: