As pesquisas de intenção de voto mais recentes serviram de base para o levantamento. Foi elencado o desempenho dos 5 candidatos ao Plan...

Lula e Bolsonaro são os únicos a se sair bem em todas as regiões do país

quarta-feira, agosto 29, 2018 Marcelo Santa Cruz 0 Comentários


As pesquisas de intenção de voto mais recentes serviram de base para o levantamento. Foi elencado o desempenho dos 5 candidatos ao Planalto mais competitivos das eleições de 2018 nas 27 unidades da Federação.
Os dados foram compilados no agregador de pesquisas do Poder 360 que, em parceria com a Google News Initiative, mantém o maior banco de dados com resultados de pesquisas de intenção de voto do Brasil. Acesse aqui.
O acervo reúne todos os levantamentos com metodologia conhecida e nos quais foi possível verificar a origem das informações. O gráfico principal agrega todos os resultados e traça uma linha para cada candidato de acordo com seu desempenho em diferentes cenários, entre eles, as pesquisas mostradas neste levantamento.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em 21 Estados. Ele só perde para o deputado Jair Bolsonaro (PSL) no Acre, Distrito Federal, Roraima e Santa Catarina.
Na outra ponta está Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano tem o pior desempenho em 24 Estados entre os principais candidatos da disputa. Só não está na lanterna em Santa Catarina, Sergipe e no seu Estado natal, São Paulo.
Apenas Lula e Bolsonaro têm grande apelo em todo o Brasil. Alckmin, Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) lutam para romper a barreira dos 10%.
Marina supera os 2 dígitos no Acre, Amapá, Distrito Federal e Pará.  Ciro e Alckmin só alcançam o feito em seus Estados de origem, Ceará e São Paulo, respectivamente.
A tabela a seguir mostra o desempenho dos candidatos em cada 1 dos 26 Estados e no Distrito Federal. Estão marcados em azul os percentuais de quem vence em cada localidade. Em vermelho, a taxa de intenção de voto do mais mal avaliado.

0 comentários: