Pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira 17 apontou que, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja impedido de concorr...

Eleições 2018: Lula tem mais intenções de voto que a soma dos 13 adversários

terça-feira, maio 29, 2018 Marcelo Santa Cruz 0 Comentários

Resultado de imagem para lula

Pesquisa Vox Populi divulgada nesta terça-feira 17 apontou que, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja impedido de concorrer à Presidência, 23% do eleitorado votaria em um candidato apoiado pelo petista. A pesquisa aponta, ainda, que outros 26% considerariam votar no candidato indicado por ele.
De acordo com pesquisa do Instituto Vox Populi, realizada entre os dias 11 e 15 de abril e encomendada pelo PT, o ex-presidente Lula ampliou sua vantagem sobre os demais candidatos às eleições de outubro depois que foi preso, no último dia 7 de abril. O levantamento demonstra ainda que a maioria considera que a sua prisão foi injusta.
Segundo a pesquisa, 41% dos brasileiros consideram que Lula foi condenado sem provas, 59% consideram que a prisão de Lula foi política e 58% acham que ele tem o direito de ser candidato novamente à presidência da República, mesmo depois da prisão.
Na pesquisa estimulada Lula, marcou 47% das intenções de voto nos dois cenários, um com Henrique Meirelles e outro com Michel Temer. O segundo colocado nos dois cenários foi Jair Bolsonaro, com 11% no primeiro cenário e 12% no segundo.
A pesquisa foi encomendada pelo Partido dos Trabalhadores e por isso nas simulações de intenção de voto só considera cenários em que Lula está na disputa.
Na pergunta espontânea sobre intenção de votos para presidente da República, Lula marcou 39% (eram 38% na pesquisa Vox de dezembro de 2016).
As intenções de voto de Lula medidas pelo instituto destoam da pesquisa Datafolha divulgada recentemente. De acordo com o levantamento divulgado pela Folha de S. Paulo, Lula teria 31% dos votos na pesquisa estimulada, quando são apresentados cartões com nomes dos candidatos. No levantamento espontâneo, realizado sem a apresentação de nomes, o instituto mediu uma queda de 17% para 13% nas menções do ex-presidente em comparação à pesquisa anterior.
Nos cenários comparáveis de segundo turno, Lula marca 56% x 12% contra Geraldo Alckmin do PSDB (eram 50% x 14% em dezembro), 54% x 16% contra Marina Silva, da Rede, (eram 52% x 21%) e 54% x 20% contra Joaquim Barbosa, do PSB (eram 52% x 21%). Contra Bolsonaro, Lula ficaria com 55% x 17%.

0 comentários: