O açude de Camalaú é o terceiro reservatório no caminho das águas após a chegada em Monteiro, na Paraíba. Depois de Camalaú, a água v...

quinta-feira, março 23, 2017 Marcelo Santa Cruz 0 Comentários


O açude de Camalaú é o terceiro reservatório no caminho das águas após a chegada em Monteiro, na Paraíba. Depois de Camalaú, a água vai seguir para o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Açude de Boqueirão, no Cariri paraibano.

O açude de Camalaú tem capacidade para armazenar 48.107.240 m³ de água, mas, nesta sexta-feira (17) estava com apenas 2.814.120 m³, o que corresponde a 5,8% da capacidade total.

Nesta manhã de quarta-feira (22), a CAGEPA disse que o açude já estava com 6% do seu volume. 

No eixo leste da transposição, a água do Rio São Francisco é captada na cidade Petrolândia, em Pernambuco, e segue até a cidade de Monteiro, na Paraíba, passando por canais, aquedutos, 12 reservatórios e um túnel. Depois que a água chega a Monteiro, ela segue pelo Rio Paraíba e vai para os açudes de São José I e açude Poções, ainda em Monteiro.


Em seguida, a água vai para o açude de Camalaú e depois segue para Boqueirão, açude de Acauã, açude de Araçagy e, por fim, para um perímetro irrigado na região do município de Sapé.

0 comentários: