Antonov AN-225 Mriya, o maior avião do mundo, único do seu modelo, dedicado ao transporte de cargas de grandes proporções, pousa no ae...

Maior avião do mundo pousa no Brasil

segunda-feira, novembro 14, 2016 Marcelo Santa Cruz 0 Comentários


Resultado de imagem para avião grande chega ao brasil
Antonov AN-225 Mriya, o maior avião do mundo, único do seu modelo, dedicado ao transporte de cargas de grandes proporções, pousa no aeroporto de Viracopos, em Campinas, na manhã desta segunda-feira e à noite segue para o terminal de Guarulhos, onde será carregado com um transformador de 155 toneladas que vai tirar uma cidade chilena inteira da escuridão. Segundo o aeroporto, será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo. Essa será a segunda vez que o AN-225 vem para o Brasil – o modelo visitou o país pela primeira vez em 2010, quando trouxe equipamentos de grande porte comprados pela Petrobras.

Resultado de imagem para Antonov AN-225 MriyaO pouso do Antonov não afeta a operação regular do aeroporto, mas requer cuidados especiais. “Tivemos de redesenhar o pátio, já que a operação de carregamento deve ocupar o espaço de sete aeronaves”, explica o comandante Miguel Dau, diretor de Operações da GRU Airport, concessionária do aeroporto, que em 2015 passou por obras de alargamento das pistas para receber aviões de grande porte, como o AN-225 e o Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo. Sem a reforma, a única alternativa seria transportar o transformador pelo mar – as estradas dos Andes não comportariam um caminhão grande o suficiente. A operação será transmitida pelo Facebook da concessionária.

O AN-225 é impulsionado por seis motores a jato, tem 84 metros de comprimento e mais 88 metros de envergadura de asas. Pode transportar cargas de até 300 toneladas – pode decolar com peso máximo de 600 toneladas, incluindo a carga, volume de combustível e o próprio peso do avião.

0 comentários: